Rede enRedo

A enRedo — Rede e Laboratório Integrados de Consultoria e Tutoria de Projetos de Dramaturgia e Narrativa em Ficção Seriada é composta por pesquisadores de quatro universidades públicas brasileiras: UFMG, UFF, UFBA e UFPB, dedicados às mudanças na concepção dramatúrgica de obras de ficção seriada contemporânea e em seus impactos nos ambientes profissionais de autores-roteiristas. Com um histórico de trabalho e ações conjuntas sobre a ficção seriada televisiva, o grupo constitui um ambiente estimulante e propício para o desenvolvimento de muitas outras atividades, em conjunto ou de cada equipe individualmente, como colóquios, projetos de pesquisa e cursos de extensão.

No horizonte de atendimento previsto para esta Rede, os esforços estão voltados aos diversos atores institucionais desses universos da produção audiovisual (roteiristas, produtoras independentes, empresas de conteúdo, organizações não-governamentais etc.) com base em dois eixos de atuação: 

  1. formação, em caráter de extensão universitária, para criação dramatúrgica de conteúdos narrativos de ficção seriada televisiva, com cursos sobre a arte do roteiro; 
  2. assessoria qualificada e tutoria continuada para elaboração de projetos de séries em formatos de ficção seriada em multiplataformas (com foco na concepção dramatúrgica e narrativa desses projetos).

Usina do Drama (UFBA), Escritório da Intriga (UFF) e Nosso Drama Lab (UFMG) ganham destaque no âmbito da enRedo porque são projetos de extensão que visam oferecer formação e capacitação em nível avançado a um público interessado na prática de criação e escrita de roteiro de ficção seriada audiovisual, com foco no mercado contemporâneo brasileiro. São iniciativas que buscam preencher uma lacuna visível na formação de estudantes que se interessam pela atuação profissional no setor de criação audiovisual na medida em que, excetuando-se os poucos cursos de graduação na área, que contam com disciplinas específicas de escrita de roteiro, o grosso dessa formação está na maior parte restrito a cursos livres privados, com alto custo. Os cursos são, também, espaços de inovação que descentralizam e ampliam os diversos cenários de produção de narrativas seriadas feitas no Brasil.

Cursos de extensão de formação de roteiristas oferecidos na UFMG, na UFBA e na UFF