Nosso Grupo de Pesquisa
O Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura em Televisualidades (COMCULT) foi criado em 2008, pela Profa. Dra. Simone Rocha, no âmbito do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. Seu principal intuito é o estudo do mercado televisivo latino-americano, voltando seus esforços a investigar as obras televisivas, em suas diferentes formas de narrativa e estilo; os meios de produção e distribuição; e ainda os profissionais e as dinâmicas de trabalho que estão por trás desse mercado.
Ao longo dos anos, o COMCULT dividiu-se em várias fases, buscando analisar, em cada uma, um aspecto diferente desse tema. É nesse prisma que se desenvolve diariamente sua pesquisa, realizada por professores, graduandos e pós-graduandos da UFMG, e também pelos parceiros de outras instituições que colaboram com essa missão.
Um marco importante da nossa história ocorreu em 2019, quando foi incluído na agenda de pesquisa do Grupo o fenômeno da televisão distribuída pela internet. Passamos a investigar os seriados ficcionais brasileiros produzidos para streaming, iniciando uma nova fase que perdura até hoje, paralelamente aos outros tópicos de investigação.
Navegue pelo site e veja de perto o trabalho do COMCULT!
Buscamos compartilhar os frutos do nosso trabalho não apenas com a comunidade acadêmica, mas com todos que se interessam pelos estudos da televisão brasileira.
