Associação Brasileira de Autores e Roteiristas divulga estudo do COMCULT

No dia 16 de dezembro, a ABRA (Associação Brasileira de Autores e Roteiristas) divulgou o nosso artigo “Mercado e Produção de ficção seriada no Brasil: desafios para a regulação, a diversidade e a construção de políticas públicas”, publicado em abril de 2025 na EPTIC (Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação da Comunicação e da Cultura). 

A pesquisa apresenta um panorama do mercado audiovisual brasileiro, por meio da catalogação de todas as obras criadas para streaming entre 2016 e 2024, sob várias perspectivas: volume, temas, formatos, dinâmicas de produção, contratos e modelos de negócio. 

A partir dos dados encontrados, foi possível compreender o cenário do audiovisual no país de maneira mais aprofundada, no que diz respeito à centralização geográfica das produtoras, à valorização e rotatividade de profissionais, à disponibilização das obras nas plataformas de streaming, à frequência de lançamentos, entre outros aspectos. 

Entre vários resultados, explicitou-se, principalmente, a urgência de se regular as plataformas de streaming e as profissões que lidam com esse mercado; assim como debater e implementar políticas públicas voltadas à democratização da produção e do acesso às obras. 

Nós, do COMCULT, agradecemos e destacamos a importância da parceria com a ABRA para o fortalecimento do mercado audiovisual brasileiro. Para conferir o post mencionado, clique aqui.


Descubra mais sobre COMCULT

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário